Passo a passo para obter a bolsa para pós-graduação dos seus sonhos

Muitas pessoas desejam iniciar sua pós-graduação logo depois de se formar na graduação. No entanto, nem sempre têm condições financeiras de pagar essa especialização. Entretanto, há diversas formas de obter bolsas de estudos e ter acesso à promoções. Saiba que é possível qualificar-se e alavancar a carreira pagando bem menos. 

O Governo Federal criou diversos programas onde disponibiliza bolsas de estudo tanto para graduação, como também para pós-graduação. As inscrições para bolsas de estudos são feitas de forma simples e prática.

De modo geral, é de suma importância ficar sempre atento (a) aos programas governamentais e das próprias instituições de ensino. 

Cada programa possui as suas próprias regras para aqueles que desejam fazer um curso com desconto, seja com promoções ou bolsas de estudo. 

Para que você possa ficar por dentro de todas as informações sobre como conseguir ser contemplado com bolsas de estudo, continue nos acompanhando, pois trouxemos detalhes importantes referentes a estes procedimentos! 

Como conseguir bolsas de pós-graduação?

Atualmente, há diversas opções para conseguir uma bolsa de pós-graduação. Se você deseja realizar um curso de pós-graduação em uma instituição privada, saiba que é importante verificar todas as políticas institucionais da faculdade de interesse, afinal de contas, a maioria delas disponibilizam promoções e descontos para essa modalidade. 

Já se você deseja se especializar em uma instituição pública, saiba que também há formas de ingressar sem pagar nada. 

A seguir, confira os principais órgãos públicos que fornecem este tipo de apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Este é um dos órgãos que concedem bolsas para alunos de mestrado e doutorado. No entanto, os acadêmicos devem se dedicar exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa, além de estarem cursando mestrado ou doutorado apenas, ou seja, escolher seguir por uma formação acadêmica.

Diferentemente de outros programa, a bolsa do CNPq é paga diretamente aos estudantes e varia entre R$ 1,5 e R$ 2,2 mil, dependendo da especialidade. 

FAPESP

Outro órgão que oferece bolsas de estudos para pós-graduação, sendo mestrado, doutorado e pós-doutorado é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Ela é uma instituição pública. 

Os valores das bolsas e todos os processos seletivos variam de acordo com cada bolsa de estudo ofertada.

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) possui um programa de bolsas de estudo, com o intuito de auxiliar o estudante financeiramente e incentivar os seus estudos. 

Para obter mais informações sobre, basta apenas acessar o site oficial do Senac! 

Fonte: educamais2021.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *