Diferenças entre o ensino público e privado no Brasil

A comparação entre o ensino publico e privado no brasil na maioria dos casos é uma comparação injusta. O ensino publico é repleto de deficiências e desigualdades em todo o território brasileiro enquanto o ensino particular por serem instituições privadas conseguem manter uma melhor qualidade para oferecer a todos os alunos e funcionários.

Alunos que hoje cursam o ensino fundamental e médio no Brasil por meio de instituições publicas acabam apresentando dificuldades de aprendizagem devido as péssimas condições que enfrentam diariamente tanto em quesitos estruturais quanto curriculares do ensino. Diante disso, alunos que fazem parte de escolar privadas são considerados privilegiados diante de toda a sociedade pois não precisam enfrentar situações e problemas que os alunos das escolas publicas enfrentam.

Ensino público no Brasil

No Brasil é muito discutido sobre as dificuldades e déficits do ensino público, mas alguns pontos são deixados para trás dessa discussão e são pontos bastante importantes. Sim, algumas escolas públicas apresentam extremas deficiências que atingem diretamente o aprendizado dos alunos, mas investimentos para mudar essas situações são feitos todos os anos e buscam sanar um pouco toda a dificuldade presente nessas instituições.

Ao se comparar uma escola municipal com uma federal ou até mesmo de referência já é notória a completa diferença de estrutura e ensino. Escolas municipais devido há muitas vezes as localizações ficarem mais distantes e prejudicadas em comparação as outras que já possuem um ensino diferenciado e uma maior atenção do governo.

Um grande exemplo disso são instituições que possuem professores que possuem títulos renomados trabalhando nessas escolas, são alunos que participam de projetos pelo Brasil a fora ganhando prêmios graças ao conhecimento que possuem e a quantidade desses alunos que se destacam tanto no mundo acadêmico quanto profissional. Com a modernização e o investimento nas escolas públicas já é possível fazer a pré matrícula pela internet facilitando a vida de todos os pais e responsáveis que todos os anos enfrentavam enormes filas para conseguirem uma vaga em uma boa instituição para seus filhos.

Matriculas de várias escolas públicas já começam a serem divulgadas como é o caso das matriculas Belo Horizonte 2021, que acontecem quase que totalmente digital facilitando os serviços tanto para a população quanto para os servidores que trabalham com isso.

Algumas escolas públicas oferecem um ensino precário, mas algumas instituições são capazes de oferecer uma qualidade parecida e até superior as escolas privadas no Brasil. essas escolas são mais concorridas mas são referência em ensino e valem todo o desafio para a conquista da vaga, principalmente para as pessoas que vivem em situações menos favorecidas que buscam um ensino de qualidade de forma gratuita.

Escolas privadas no Brasil

Para famílias de classe média e média alta no Brasil é indiscutível a escolha por instituições privadas que normalmente possuem um ensino mais completo e focado que as escolas públicas. Sem greves ou atrasos no repasse do conteúdo, qualidade estrutural e de ensino e inúmeras outras vantagens que essas instituições podem oferecer fazem dessas escolas a melhor opção para muitos.

Professores com currículos excelentes com alguns possuindo ate doutorado fazem o valor da instituição subir e seus resultados diante o mercado da educação serem satisfatórios. A quantidade de alunos aprovados em vestibulares e concursos fazem com que a qualidade do ensino dessas escolas sejam acentuados e assim consigam obter cada vez mais alunos e com isso vão investindo sempre mais na melhor oferta para todos os seus alunos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *