A Ordem dos Advogados do Brasil se prepara para recrutar novos inscritos

A ordem dos advogados do brasil (OAB) é uma instituição que que tem a função de representar todos os advogados do Brasil quanto classe profissional. Ela tem como objetivo fiscalizar e auxiliar a prática da advocacia e fica responsável por assuntos éticos da profissão.

A OAB também é responsável por defender a constituição, os direitos humanos, o estado de direito e a justiça social. A instituição também tem como responsabilidade a realização do exame da ordem que autoriza formandos do curso de direito a exercerem a profissão de advogado quando aprovados no exame.

Importância da OAB

A sua importância já tem início com a realização do exame da ordem. Com ele há a seleção dos melhores profissionais, os mais qualificados para atuarem na área. Apenas os aprovados pelo teste da OAB podem exercer a profissão e os que não fizerem parte da ordem e estiverem exercendo a profissão seus atos serão considerados nulos e dependendo do caso fora da lei.

A OAB também tem grande valor quando se fala em atuação ética dos advogados, ela sendo a responsável por fiscalizar e auxiliar garante que os profissionais sigam uma conduta ética e de valor favorecendo assim advogados com as melhores praticas profissionais.

Exame da ordem dos advogados do Brasil

Todos os anos é lançado o calendário da OAB para todos os estudantes de direito realizarem o exame. Esses estudantes que finalizaram os seus cursos e desejam da permissão para começar a exercer a profissão devem ficar ligados ao lançamento do calendário e os prazos de sua realização.

A prova da OAB é considerada um dos exames mais difíceis realizados no país para conseguir a permissão para atuação profissional na área. Por ser uma profissão bastante importante, principalmente para o sistema legislativo, a cobrança é muito importante, tanto de conhecimento quanto de ética de valor.

A ordem precisa ser extremamente rigorosa para a entrada de novos membros e a realização do exame serve de auxílio para separar bons profissionais para o exercício da função. alguns estudantes chegam a passar anos estudando para conquistar a aprovação. Todos os anos são liberados 3 processos seletivos e cada processo é dividido em 2 etapas para que esses estudantes possam ir passando, uma quantidade mínima de acertos é estabelecida e a partir dai tem o avanço para uma nova etapa.

O acompanhamento do calendário do ano vigente, como é o caso do calendário OAB 2021, é essencial para esses alunos que desejam realizar a prova esse ano. Através dele ficaram informados sobre todas as datas das etapas do processo de seleção e serão auxiliados para não restar nenhuma dúvida sobre a realização do exame.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *