Nós adoramos teorias da conspiração (e tai o nosso podcast sobre aquelas envolvendo Stanley Kubrick que não nos deixa mentir) e por isso fizemos uma listinha com 5 histórias bizarras por trás da origem de alguns dos nossos personagens favoritos dos desenhos animados.

E o mais surpreendente: nem todas a gente pode dizer que são realmente conspirações.

Ursinho Puff

Cada um dos personagens principais representa um transtorno mental.

tumblr_mvq6gtUQPQ1sixq5yo1_500

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar de Alan Alexander Milne, mas com certeza você conhece pelo menos uma de suas maiores criações: o Ursinho Puff. O que poucos sabem é que, segundo estudiosos (e até fãs da obra de Milne), alguns dos simpáticos personagens da animação representariam um tipo de transtorno mental: Puff, seria o distúrbio alimentar, Leitão, a ansiedade, Tigrão, o déficit de atenção, o burrinho Bisonho seria a depressão e Abel, o coelho, o TOC.

Smurfs

Os Smurfs seriam inspirados nos nazistas e nos stalinistas.

black-smurf-panel

Segundo o livro Le Petit Livre Bleu: Analyse critique et politique de la société des Schtroumpfs, do cientista político Antoine Buéno, os azulados Smurfs que todos conhecemos seriam, ao contrário do que achamos, um grupo ao mesmo tempo stalinista e nazista.

Em uma matéria publicada em 2011 no The Guardian, o jornalista Alison Flood comenta sobre a obra que aponta alguns pontos da animação que passaram despercebidas ao longo dos anos: no desenho a iniciativa privada é raramente recompensada, todas as refeições acontecem em conjunto em uma sala comum juntamente com seu líder e raramente aqueles seres deixam seu pequeno país. Além disso, para Buéno, o vilão Gargamel seria uma caricatura clara dos judeus e seu gato, Azrael, não por acaso tem o mesmo nome do temido Deus da Morte da tradição Judaíco-Cristã.

Popeye

O ~verdadeiro~ Poeye era mesmo forte e brigão.

Fiegel

Não dá pra saber se a culpa é do espinafre, mas Frank Fiegel (carinhosamente apelidado de The Rocky), este cara aí da foto e inspiração para o marinheiro Popeye, de fato tinha uma força surreal e vivia se metendo em brigas pela cidade de Chester, no Estado de Illinois, nos EUA.

Vale dizer que Chester também é a terra natal de Elzie Crisler Segar, criador do personagem.

Kenny

Kenny McCormick existiu de verdade!

tumblr_n2k8biO8ON1sx3oozo1_500

Em uma entrevista de 2000, Trey Parker, um dos criadores de South Park, contou de onde veio a inspiração para Kenny, um dos personagens da proibidona série animada do Comedy Central. Segundo Parker, a idéia veio de quando era moleque ao observar o garoto mais pobre do bairro, um sujeito que de fato vestia um casaco laranja tão apertado que as pessoas não podiam entender nada do que ele falava. Ainda segundo o diretor, como este garoto matava muitas aulas, sempre vinha a piadinha de que ele tinha morrido. Mas como poucos dias depois ele voltava à escola, surgiu a lenda de que ele na verdade era imortal.

Pato Donald

Donald foi um paraquedista nazista durante a segunda-guerra mundial.

Porque será que o Pato Donald é tão nervoso? Bem, se você já se fez esta pergunta, aí vai a resposta: o cara não apenas foi paraquedista durante a segunda-guerra mundial, como também teve de trabalhar como um condenado na linha de montagem de uma fábrica de artilharia para ninguém mais, ninguém menos do que… Hitler.

O lado bom (?) é que tudo isso era apenas um terrível pesadelo, registrado no curta vencedor do Oscar “Der Fuerher’s Face”, de 1943.

Em breve

Outros lançamentos

Parceiros