Um dos momentos mais aguardados do ano por quem acompanha as séries da televisão americana é a nomeação dos indicados a estatueta do Emmy – o prêmio mais importante para essa área de entretenimento. Conhecemos, hoje pela manhã, os indicados às principais categorias do evento e, por esse motivo, seria impossível não voltar aqui e dar o nosso pitaco sobre os nossos favoritos (e os que realmente vão levar a estatueta para a casa).

Confira logo abaixo a nossa opinião e torça com a gente por seus indicados favoritos!

Melhor Série de Drama

Quem vai ganhar: Mad Men

Quem merece ganhar: Mad Men, House of Cards, Orange Is The New Black

O azarão: Better Call Saul

Mad Men chegou à sua temporada final no ano de 2015 e arrancou ainda mais elogios da crítica, que já estava acostumada a aplaudir suas muito bem elaboradas temporadas. Apesar disso, não somente Mad Men deu show nas telas da TV americana – as produções do canal Netflix, House of Cards e Orange Is The New Black, também merecem levar a estatueta de melhor drama para casa (e nós ficaremos especialmente felizes se isso acontecer!).

Better Call Saul ganha o título de azarão porque ninguém nem sequer imaginou que o spin-off da Netflix ia ser nomeada à categoria de melhor drama. Se ganharem, vai ser pelo link eterno que vão carregar com Breaking Bad.

Melhor Ator em Série de Drama

Quem vai ganhar: Jon Hamm (Mad Men)

Quem merece ganhar: Jon Hamm (Mad Men)

O azarão: Bob Odenkirk (Better Call Saul)

mad_men_2

John Hamm deve ganhar o Emmy pela última temporada de Mad Men

Esse ano não tem para ninguém além de Jon Hamm. O ator, que nunca levou um Emmy para casa, apesar de ser indicado em todos os anos desde o lançamento da série, tá merecendo mais a vitória do que todos os seus concorrentes (desculpe Kevin, mas é verdade!).  Ver Hamm perder essa estatueta vai ser tão doloroso quanto assistir ao vídeo de Michael Keaton guardando o discurso após perder o Oscar  para Eddie Redmayne (meu Deus, como não chorar com essa cena?).

Bob Odenkirk é o azarão dessa categoria, sem sombra de dúvidas. Acredito que nem ele mesmo imaginou disputar o Emmy 2015 com tanta gente boa. Apesar de estar muito bem como Saul, se Bob levar a estatueta vai ser muito bizarro.

Melhor Atriz em Série de Drama

Quem vai ganhar: Viola Davis (How To Get Away With Murder)

Quem merece ganhar: Robin Wright (House of Cards) e Tatiana Maslany (Orphan Black)

O azarão: Taraji P. Henson (Empire)

Impecável, Robin Wright fez Claire ser a protagonista da 3ª temporada de HoC

É indiscutível o talento de Viola Davis a frente de mais uma das séries de Shondaland. A atriz, que passou boa parte da sua carreira aceitando papeis secundários em filmes e séries pouco relevantes, ganhou a responsabilidade de assumir uma protagonista de peso – e cumpriu muito bem a tarefa.

Viola, entretanto, teve azar de concorrer ao Emmy em um ano em que Robin Wright e Tatiana Maslany deram um show a parte em seus dramas. Robin merecia ganhar por carregar nas costas a 3ª temporada de House of Cards, antagonizando com um Kevin Spacey cada vez mais inspirado. Maslany, por sua vez, vem arrancando elogios da crítica desde o lançamento de Orphan Black, e seria injusto ignorar seu talento à frente de uma série tão pouco popular.

Taraji P. Henson, apesar de estar muito bem no sucesso Empire, do canal FOX, corre por fora, com poucas chances de levar algo para a casa.

Melhor ator coadjuvante em série dramática

Quem vai ganhar: Peter Dinklage (Game of Thrones)

Quem merece ganhar: Michael Kelly (House of Cards)

O azarão: Alan Cumming (The Good Wife)

Seguindo o mesmo raciocínio para a categoria de atriz coadjuvante, penso que Peter Dinklage também será beneficiado pelo hype de GOT. Entretanto, esse prêmio estaria muito melhor nas mãos de Michael Kelly, que junto com Robin Wright, fez a sua melhor temporada de HoC até aqui.

O azarão dessa categoria é outro personagem de The Good Wife, que vem ganhando cada vez mais destaque e importância na trama de Alicia Florrick. Alan Cumming também seria uma boa escolha para o prêmio, apesar de não achar que ele tem muitas chances.

Melhor atriz coadjuvante em série dramática

Quem vai ganhar: Lena Headey (Game of Thrones)

Quem merece ganhar: Uzo Aduba (Orange Is The New Black)

O azarão: Christine Baranski (The Good Wife)

crazy_eyes

Uzo Aduba e sua apaixonante Crazy Eyes

Todo o clima hype construído em cima de Game of Thrones vai provavelmente garantir o caneco dessa categoria à Lena Headey, e não negamos que ela tenha feito um bom trabalho na série da HBO. O problema é que ignorar o talento de Uzo Aduba como Crazy Eyes em OITNB é quase uma ofensa pessoal, por isso o prêmio provavelmente vai cair nas mãos erradas.

Foi surpreendente ver Christine Baranski indicada a essa categoria, muitos anos após sua última nomeação (e vitória) no Emmy de 1995 com a série Cybil. A atriz vem fazendo um excelente trabalho em The Good Wife, especialmente após a saída de um dos personagens mais carismáticos da série. Seria uma interessante surpresa vê-la com a estatueta novamente – apesar de bastante improvável.

Melhor Série de Comédia

Quem vai ganhar: Parks And Recreation

Quem merece ganhar: Transparent, Unbreakable Kimmy Schmidt

O azarão: Silicon Valley

É difícil imaginar o que o Emmy vai reservar para as séries de comédia. As melhores sitcoms nunca tiveram chance quando The Big Bang Theory e Modern Family estavam concorrendo. Acredito, entretanto, que o cenário agora seja um pouco mais favorável para as séries menores.

Apesar de achar que os jurados vão optar pelo seguro e escolher Parks And Recreation como o grande vencedor, não custa nada torcer para que a lindíssima Transparent e a hilária Unbreakable Kimmy Schmidt apareçam com uma chance pelo caneco.

O título de azarão fica para Silicon Valley, que é uma boa comédia, porém com pouco apelo para prêmios dessa magnitude (e que se ganhar vai ser uma surpresa enorme para todos nós).

Melhor Ator em Série de Comédia

Quem vai ganhar: Louis CK (Louis)

Quem merece ganhar: Jeffrey Tambor (Transparent)

O azarão: Matt Le Blanc (Episodes)

Tambor levou a dramédia Transparent ao conhecimento do público

Os críticos adoram Louis CK, assim como adoram sua série. Na falta de Jim Parsons (TBBT), acredito que mais uma vez os jurados optem pela segurança, o que é uma pena, para quem tem Jeffrey Tambor entre os indicados nessa categoria. Tambor tem dado um show a parte na dramédia Transparent e carrega consigo o mérito de alavancar uma série da Amazon para o conhecimento popular – além de ter surpreendido todo mundo ao levar o Globo de Ouro desse ano. Seria muito satisfatório ver o Emmy em suas mãos em 2015.

O azarão, mas que está muito bem como indicado dessa categoria, é Matt Le Blanc. Já discutimos aqui  como o ator conseguiu reconstruir sua carreira ao aceitar o roteiro de Episodes e, por esse motivo, não é surpresa encontrá-lo nessa lista. Matt, apesar de não levar o prêmio para casa, merecia ao menos um caneco de reconhecimento.

Melhor atriz em Série de Comédia

Quem vai ganhar: Julia Louis-Dreyfus (Veep)

Quem merece ganhar: Lily Tomlin (Grace and Frankie)

O azarão: Lisa Kudrow (The Comeback)

Julia já tem cinco Emmys na estante da sua casa e mesmo assim acredito que os jurados não cansarão de premiá-la por sua ótima atuação em Veep. A vencedora moral dessa categoria, entretanto, é Lily Tomlin, que surpreendeu a todos nós na deliciosa comédia Grace and Frankie ao lado de Jane Fonda.

Lisa Kudrow foi a surpresa do ano ao aparecer como indicada a melhor atriz de comédia. Apesar de estar muito bem em The Comeback, assim como Le Blanc em Episodes, é praticamente improvável que ela consiga levar o prêmio.

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia

Quem vai ganhar: Ty Burrell (Modern Family)

Quem merece ganhar: Tituss Burgess (Unbreakable Kimmy Schmidt)

O azarão: Andre Braugher (Brooklyn Nine-Nine)

Não é que Ty Burrell não merece ganhar o Emmy pela ótima atuação como Phil Dunpfy em Modern Family, mas sim porque a série não permite que o ator use o melhor do seu talento nessa temporada por sua fórmula já esgotada. Ty já ganhou um Emmy pela série em 2011, por isso o prêmio ficaria melhor nas mãos de Tituss Burgess, que faz um excelente contrapeso a toda a ingenuidade de Kimmy na ótima comédia Unbreakable Kimmy Schmidt.

Andre Braugher vem como o azarão da categoria somente porque Brooklyn Nine-Nine é um sucesso que não consigo compreender nas telas americanas (e porque não consigo julgar mais ninguém como possível favorito a essa estatueta).

Melhor atriz coadjuvante em série de comédia

 

Quem vai ganhar: Mayim Bialik (The Big Bang Theory)

Quem merece ganhar: Gaby Hoffman (Transparent)

O azarão: Jane Krakowski (Unbreakable Kimmy Schmidt)

gaby_hoffmann

Assim como Tambor, Gaby merece a estatueta

É difícil falar em vencedores dos prêmios de comédia no Emmy quando TBBT e Modern Family estão na jogada. Existe uma tendência natural dos jurados a preferir os roteiros e atores de séries consolidadas e aclamadas pelo público como elas. Não é porque Mayim Bialik não mereça (porque ela merece, e MUITO), mas a atriz só vai bater o favoritismo de Gaby Hoffman (Transparent) por causa da força de TBBT no mercado das séries.
Jane Krakowski corre como azarão porque fez uma personagem extremamente importante para o sucesso imediato que foi Unbreakable Kimmy Schmidt. Apesar disso, levar o prêmio para a casa seria uma surpresa para todos nós – inclusive para ela.

Queremos saber também qual é a sua opinião sobre os favoritos ao Emmy 2015! Concorda com a gente? Discorda? Deixe o seu palpite e a sua torcida!

 

Em breve

Outros lançamentos

Parceiros